segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A segunda-feira



- Gordo e preguiçoso, o gato Garfield, criação do cartunista americano Jim Davis, é a personificação da ojeriza à segunda-feira.
- Lunes, lundi, lunedì ou, numa tradução literal, dia da lua em línguas como espanhol, francês e italiano preservaram a denominação pagã dada a esse dia da semana.
- No português prevaleceu a influência católica, que aboliu os nomes inspirados nos deuses pagãos. "O português assumiu um fator de cristianização do calendário", explica o teólogo Fernando Altemeyer, da PUC de São Paulo.
- Segunda-feira vem do latim feria secunda, o dia seguinte ao da ressurreição de Jesus.


É segunda-feira  de novo!
Segundo dia da semana, já que o primeiro dia é o domingo. Nas religiões pagãs antigas segunda-feira era o dia dedicado à lua, por isso até hoje é chamado de "lunes" em espanhol, de Monday (moon day, dia da lua) em inglês e Montag em alemão. 

A maioria das pessoas o considera o pior dia da semana; já os mais otimistas conseguem enxergar a segunda feira como o reinício de um ciclo... o recomeço sagrado. 

Alguns piadistas dizem que a única coisa boa na segunda-feira é ser o dia mais longe da próxima segunda-feira.

Mas, quer saber? Não tem jeito! Então, seguem algumas dicas para começar este dia num astral melhor:

- Na véspera da segundona, não exagere no álcool nem na comida. Fique o mais próximo possível da rotina. 

- No raiar da segunda, modere o consumo de estimulantes, como a cafeína. Além da conta, ela provoca uma agitação excessiva. 

- Capriche na alimentação e não fique muito tempo sem comer. Dessa forma, afasta-se o risco de chateações, como a queda dos níveis de açúcar no sangue. Além de tonturas, o susto pode deixar o indivíduo ansioso e provocar uma taquicardia.


Então: salve a segundona! Anime-se, levante a cabeça, e tenha uma semana cheia de entusiasmo e...
segundas intenções!



2 comentários:

chica disse...

Encarar a 2ª como um dia normal, sem traumas... beijos,chica

Audrey Andrade disse...

Dalva, vou te falar que encarar as segundas nem sempre é tarefa fácil. Não por conta da preguiça, mas pelo excesso de trabalho que, em geral, tenho!

Mas encaro numa boa!
http://peequenocaminho.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...