sábado, 16 de março de 2013

A Montanha e o Rio




Autor: Da Cheng
Editora: Nova Fronteira
Primeira Edição
Ano: 2007
Número de páginas: 496


Dois irmãos e um só pai - o general Ding Long... Sentho é filho bastardo, fruto do seu relacionamento extra-matrimonial com uma linda camponesa. Tan é o filho do casamento, primogênito que nasce numa família estruturada e influente.

O livro começa num clima ao mesmo tempo mágico e trágico: o nascimento de Sentho. A tragédia e a magia de seu nascimento acontecem ao mesmo tempo. Sua mãe, grávida nos últimos dias, se atira de um penhasco e neste momento dá à luz o menino que sobrevive graças a um milagre, pois fica preso a um arbusto de chá. Um velho curandeiro o resgata e o cria como filho, na pobreza das montanhas.Com a morte de seus pais adotivos, vai viver em um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto.

A vida de Tan é marcada pelo luxo e pelo conforto, filho de uma linda mulher. A mãe é pianista e ele vive em Pequim.

A narrativa épica da saga desta familia conta a trajetória dos dois meninos, durante quase 40 anos, envolvendo tramas de conspiração, paixão e mistério.

Sentho e Tan, tão distantes entre si, separados pela distância geográfica e pelas condições de suas vidas tão diferentes -  é sobre isto que trata este lindo e triste livro... caminhos diferentes que conduzem a um ponto de encontro, no cenário da China do final do sec. XX. São colocados frente a frente pelo destino numa situação que os transforma em inimigos, já que são adversários políticos - além de estarem apaixonados pela mesma mulher, a bela Sumi. Pode parecer meio clichê, mas não se enganem - a história é muito bonita.

Dan Cheng nos apresenta a história alternando capítulos e personagens, numa narrativa envolvente e apaixonante. Ele nos emociona com sua linguagem poética , marcada por  metáforas. Através dos quarenta anos de história acompanhamos a mudança  das personagens provocada pelo tempo - mudam-se os aspectos físicos, seus ânimos e seus ideais.

A realidade política e social da China, marcada pelos conflitos políticos, também é fator determinante na estrutura das personagens, influenciando, desde a infância, seu caráter e seus sonhos.

Valores como família e honra, patriotismo, superação e coragem marcam a luta pela liberdade, no jogo pelo poder. A narrativa faz com que nos apaixonemos pelas personagens e nos pegamos torcendo por seus destinos... e aprendemos, junto com elas, que todos somos moldados por nossas escolhas e nossas ações.

Enfim, é um livro que, apesar de grande, é muito agradável de ler. É dinâmico, envolvente e, para quem gosta de épicos com tempero de conspiração e militarismo é imperdível. Recomendo!


Um comentário:

Jota Sena disse...

Bom dia Dalva!

Gostei da apresentação que fez deste livro...vou procurar, encontrar um exemplar deste.

Um bom domingo e até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...