quarta-feira, 24 de abril de 2013

Liberte seu livro


                                               
        VOCÊ JÁ LIBERTOU UM LIVRO?


 Se você ainda não fez, não sabe como é emocionante...

Afinal, para quem gosta de ler, o livro se torna um amigo, um companheiro com quem você partilhou boas horas de entretenimento e emoção. 

Não sei você, mas eu estou numa fase de precisar urgentemente de novas estantes para a minha casa. São tantos livros já lidos, outros tantos relidos e muitos outros ainda por ler! Graças a Deus! Esta semana aconteceu a 1ª edição do ano do BOOKCROSSING Blogueiro! 

Você sabe o que é BOOKCROSSING???

BOOKCROSSING é isso: literalmente é libertar um livro - do anonimato da estante da sua casa para alimentar a imaginação de alguém. Você pode deixá-lo num banco de praça, num café, num jardim, num ônibus, num táxi... enfim em algum lugar público onde alguém vai encontrá-lo. A idéia é fazer do mundo uma grande biblioteca e incentivar a leitura. Sim,  libertar alguns dos seus queridos livros; partilhar com algum desconhecido a emoção que teve ao ler este ou aquele livro.

Normalmente deixamos o livro com um bilhetinho, dizendo que ele não foi perdido, mas esquecido ali de propósito para que fosse encontrado e apreciado. Pede-se também, a quem o encontrar que, depois de lê-lo, também o liberte para que outro o encontre.


Na blogosfera, o BookCrossing Blogueiro é um sucesso! Ele acontece duas vezes por ano e muitas pessoas participam e partilham suas experiências em seus blogs. Ontem participei desta edição, libertando meu livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, no bairro onde moro, numa sala de espera de um consultório odontológico: lá ficaram eles - meu livro e o bilhetinho.


Algumas pessoas com quem comento sobre isso ficam espantadas... Eu compreendo. Afinal, não é todo mundo que tem tendência para o desapego. Felizmente não sofro desse problema. Me apego às histórias que leio, não ao objeto livro em si. Ele é apenas um veículo para a viagem que fiz através de suas páginas. E fico feliz em poder proporcionar a outras pessoas o prazer que tive com a leitura. Afinal, o valor de um livro não se resume ao preço que pagamos por ele. Seu valor vai muito além disso, e não tenho o direito de deixar  que meus livros se deteriorem em minhas estantes.

Em novembro próximo vai acontecer mais uma edição do BookCrossing e mais uma vez eu vou participar, com certeza! Participo sempre, mesmo fora das edições.
O que você achou da idéia? Experimente! Já libertei muitos livros e garanto que você vai gostar da sensação...


Se quiser mais informações sobre o BookCrossing, veja aqui.



5 comentários:

Silvana Haddad disse...

Que ideia sensacional!!!!
Vou compartilhar seu post, ok.
E também aderir a essa fantástica campanha.
Bjs.:
Sil
http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá Dalva, passei para conhecer esse encanto de Recanto. Amei estar aqui, tudo de uma delicadeza singular, e essa ideia da doação feita dessa maneira é genial...Cheguei até aqui através do Blog da Amiga Silvana do Blog meusdevaneiosescritos e vim para ficar com muito gosto...Se quiser conhecer o meu recanto fica aqui o convite...Parabéns.
Beijos
Marilene

Blog folhas flores e sutilezas

Luma Rosa disse...

Oi, Dalva!!
Você incorporou o espírito Bookcrossing na íntegra (rs*) e como fico feliz de encontrar pessoas que pensam do mesmo modo que eu! Obrigada por participar do BookCrossing Blogueiro!! Espero que esse livro que você libertou, também liberte o pensamente de quem o encontrar!!
Beijus,

Anônimo disse...

Achei muito legal essa ideia. Eu quero participar da próxima edição do bookcrossing, deve ser muito legal.
http://doisquintos.blogspot.com.br/

Ray Pereira disse...

Que ideia linda. Acho que vou praticar esse ato com uns livros que tenho aqui. Sinceramente, fiquei arrepiada com essa iniciativa. Já pensou em formar um leitor?

Beijo http://porredelivros.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...